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PILATES TERAPÊUTICO PDF Imprimir E-mail

 

O método Pilates foi desenvolvido no início do século XX por Joseph Pilates, sua prática é realizada através de aparelhos que funcionam por um mecanismo de molas ou através de exercícios de solo e bola.

Os princípios do método Pilates são: concentração, respiração, controle, centro, precisão e movimento fluido.

 

A lista de benefícios do Pilates é longa:

1-  Alivio das dores provenientes da idade principalmente as lombares

2- Aumento de força

3- Maior controle da coordenação neuro muscular,

4- Melhora da auto estima (realização de movimentos que até então não se julgava capaz),

5-Prevenção de lesões,

6-Melhora do equilíbrio e consciência postural (corpo&mente).

7- Maior percepção dos movimentos,

8- Aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada) e energia.

9- Aumento e preservação da amplitude dos movimentos das articulações.

10- Tonifica e define a musculatura.

11- Reduz o “stress” e alivia  tensões.

12-Restaura o alinhamento postural.

13-Melhora a circulação sangüínea.

14-Complementa o treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária.

15-Proporciona uma mobilidade da coluna importante para a nutrição do disco intervertebral e o tônus muscular.

16- Melhora a qualidade postural, pois trabalha com alongamento e fortalecimento dos músculos em posturas adequadas.

 

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão, proporcionando alívio de dores crônicas.

 

O Pilates, é um exercício de baixo impacto, sem pressão sobre as articulações, Trabalha com muita concentração, poucas repetições (não fadigando a musculatura), os movimentos são lentos e controlados.

Estimula a mineralizacão óssea e o fortalecimento muscular, sendo a sua principal indicação “na reabilitação” para pacientes portadores de artrose, artrite reumatoides, pós operatório de artroplastia de joelho e quadril , discopatias degenerativas , osteopenia e osteoporose ( é importante o aval do seu médico).

 

Durante a sessão o aluno e/ou paciente é orientado a realizar uma inspiração, (pelo nariz) expandindo o tórax depois fazer uma expiração  prolongada ( eliminando o ar pela boca),   contraindo o  abdômen  ao máximo – como se o umbigo fosse colar nas costas, e  simultaneamente executa um  movimento fluído  de forma mais harmônica possível , contínuo e ritmado 

 Joseph Pilates dizia: “Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício”.

 

 

Indicações e contra-indicações:

Os exercícios podem ser executados por qualquer pessoa, de qualquer idade, dos idosos aos adolescentes, pessoas de hábitos sedentários e a pacientes em fase de reabilitação. É também, recomendado a todos os indivíduos que tenham como objetivo a prevenção de lesões diversas. Não existe uma contra-indicação absoluta para a prática do Pilates.

 

 
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